Velta 2009: Ano novo, revista nova

Por Sabrine Kelmer

O lançamento oficial da "VELTA 2009" é no dia 18 de janeiro, data em que foi pintada a primeira imagem de Velta, no ano de 1973, mas as pré-vendas já começaram.

A edição tem uma única história de 29 páginas, recontando a primeira aventura de Velta, e o consequente primeiro encontro entre ela e seu atual namorado, o detetive particular Gilberto Schwartz Gomes. A HQ "Detetives" já foi reprisada diversas vezes, em épocas variadas. Saiu em duas revistas, em 1979; em 1984, nas páginas diárias do jornal pessoense "A União"; e em 1994, numa encadernação especial editada pelo Edgard Guimarães, editor do fanzine QI - Quadrinhos independentes.

A versão mais recente de "Detetives" data de 2002, seguindo os moldes das publicações da Editora Escala, para a série "Graphic Talents", inclusive no número de páginas (29).  Emir Ribeiro havia confeccionado a história como sendo a primeira da sequência de um futuro e possível título fixo de Velta pela Editora Escala. Mas, a esperança da continuidade da publicação não se concretizou, pois a editora não seguiu adiante com NENHUM dos títulos da série "Graphic Talents". Por isso, a HQ "Detetives" estava engavetada até hoje.

Emir  afirma que não entende porque a série "Graphic Talents" não continuou, pois, segundo o departamento que estoca o encalhe da própria Editora Escala, a edição da Velta vendeu muito bem. Essa informação foi conseguida por telefone, quando Emir ligou para a editora a fim de comprar algumas centenas de exemplares da "Graphic Talents" nº 12, para revender a seus leitores. Emir indagou se haviam mil exemplares disponíveis para venda, e a atendente afirmou que somente poderia  atender a tal demanda REIMPRIMINDO mais exemplares da edição procurada, pois - segundo essa atendente - só haviam 900 unidades disponíveis em estoque. Conclusão: a edição da Velta vendeu muitíssimo bem.

VELTA 2009 tem capa dianteira pintada por Paulo Nery (que iniciou carreira na extinta Editora Grafipar, de Curitiba). A capa traseira mostra uma mescla de pinturas de Paulo Nery e Emir Ribeiro. O miolo contém a HQ "Detetives", em 29 páginas, além de uma lista das edições atualmente disponíveis para venda.

Para adquirir, o leitor pode depositar R$ 5,00 (valor somado da edição + porte simples) na conta nº 747-0, agência 0548, da Caixa Econômica Federal, e em seguida enviar cópia do comprovante de depósito, junto com o endereço para o qual deverá ser expedida a edição. Outra opção, em vista do valor baixo, é a conversão dos R$ 5,00 em selos novos de correio.

Consulte o autor, nos endereços: emir_ribeirojp@yahoo.com.br   emir.ribeiro@gnial.com

Ou ainda pelo correio físico:Caixa Postal 5068
Cep: 58051-970
João Pessoa, PB

*  Saiba mais sobre "Velta 2009", lendo a entrevista publicada pelo jornalista J. SILVESTRE, no blogue  http://www.papodequadrinho.blogspot.com/ , que já havia postado anteriormente uma outra entrevista entrevista com Emir Ribeiro ( http://papodequadrinho.blogspot.com/2008/11/5-perguntas-para-emir-ribeiro.html  )   

 




Velta 2011 ® Todos os Direitos Reservados - Emir Ribeiro